Centro Clínico Champalimaud: Cirurgia Robótica no tratamento do Cancro Ginecológico

Henrique Nabais, Ginecologista e Diretor da Unidade de Ginecologia do Centro Clínico Champalimaud, fala-nos sobre as vantagens da abordagem cirúrgica robótica no tratamento da doença oncológica ginecológica.

1. 17.11.2017

"Começámos em abril de 2017 um projeto particularmente interessante na área da ginecologia oncológica. Iniciámos a cirurgia robótica na área do tratamento do cancro ginecológico, que consideramos ser uma mais valia para a nossa unidade e para algumas das doentes em Portugal. Não nos parece, para já, que seja uma abordagem dirigida a todas as indicações cirúrgicas, mas será com certeza, e tanto quanto os estudos nos indicam neste momento, uma abordagem cirúrgica privilegiada na patologia ginecológica de complexidade elevada, de origem benigna, mas também no cancro ginecológico, em particular no cancro do endométrio, no cancro do colo do útero e também em alguns casos de cancro do ovário. Sabemos hoje em dia que é uma abordagem cirúrgica segura, provavelmente mais rápida que as outras alternativas e com algumas vantagens para as doentes, nomeadamente uma recuperação mais rápida, menos dor, menos perda de sangue durante a cirurgia, e muito provavelmente com uma taxa de complicações menor quando comparada com as outras abordagem cirúrgicas, nomeadamente nas indicações já referidas. É claro que, sendo uma nova abordagem cirúrgica e sabendo que qualquer terapêutica deve ser personalizada e individualizada, ela deve ser sempre discutida com o médico assistente de cada doente e eventualmente no âmbito da Unidade Multidisciplinar da Fundação Champalimaud.” Henrique Nabais, Ginecologista e Diretor da Unidade de Ginecologia do Centro Clínico Champalimaud.

Com o objetivo de alcançar os melhores resultados clínicos, a equipa médica da Unidade de Ginecologia conta, atualmente, com os mais avançados equipamentos e técnicas de cirurgia robótica, minimamente invasiva, disponíveis nas salas de operação do Centro Cirúrgico do Centro Clínico Champalimaud.