Fundação Champalimaud
A Inovar na Ciência Biomédica
Fundação Champalimaud

Fundação Champalimaud

Na vanguarda da ciência

A Fundação Champalimaud faz investigação em áreas de ponta e tem como prioridade estimular descobertas que beneficiem as pessoas, bem como patrocinar novos padrões de conhecimento.

É no Centro Champalimaud, em Lisboa, que desenvolve a sua atividade nas áreas das neurociências e do cancro, através de programas de investigação e da prestação de serviços clínicos de excelência, levando também a cabo, fora de portas, um programa de luta contra a cegueira.

Para prosseguir os seus objetivos de concretizar avanços científicos significativos, a Fundação Champalimaud adota a metodologia translacional, que estabelece uma ligação direta e de interdependência entre a investigação básica e a atividade clínica. Este é um dos seus princípios de atuação basilares e em que faz assentar a sua diferenciação.

Em última análise, o que pretende é promover a saúde e bem-estar da humanidade, procurando intervir ativamente na procura de soluções que aliviem o peso que a doença tem nas sociedades e no indivíduo.

Missão e Valores

A Fundação Pretende ser Líder mundial na inovação científica e tecnológica

Levar os benefícios da ciência biomédica a quem mais precisa.

Criar e desenvolver; com independência, rigor, dedicação e criatividade e obedecendo aos mais elevados padrões éticos e científicos, um ambiente propício ao desenvolvimento de programas avançados de investigação biomédica e à prestação interdisciplinar de cuidados clínicos, numa perspectiva translacional, que resultem em descobertas pioneiras na área da saúde com um reflexo direto na qualidade de vida das pessoas. Através da sua atuação, a Fundação pretende ser líder mundial na inovação científica e tecnológica com o objetivo ultimo de prevenir, diagnosticar e tratar a doença, orientada por uma postura de desafio constante e contribuindo para uma sociedade mais desperta para os problemas de saúde que atingem a humanidade.

Fundação Champalimaud

Este projeto utiliza os mais elevados níveis de ciência e medicina contemporânea para ajudar as pessoas a lidar com problemas reais. E para alojar essas atividades de ponta, tentámos criar uma peça de arquitetura. Arquitetura como escultura. Arquitetura como beleza. Beleza como terapia.

Arquiteto Charles Correa

O Fundador

Empreendedor, Determinado, Visionário e Filantropo

António de Sommer Champalimaud (1918-2004)

A Fundação Champalimaud é o legado de um visionário e empreendedor português que, motivado por uma determinação impar que o acompanhou durante toda a sua vida, deixou a Portugal e ao Mundo uma instituição que irá prepetuar no tempo o seu espírito independente, criativo e inovador. Uma personalidade marcante, um projeto de vida que deixará uma marca indelével no mundo.

A Nossa Equipa

Um Projeto de Muitos para Todos

Conheça a nossa equipa

As questões científicas relacionadas com a investigação biomédica exigem uma abordagem interdisciplinar e é por isso que a Fundação Champalimaud reúne destacados profissionais, internacionalmente reconhecidos e provenientes de diferentes áreas de formação e especialização.

Centro Champalimaud

Um centro médico, científico e tecnológico de última geração

5 de outubro de 2010

No dia em que se comemorou a Implantação da República Portuguesa a Fundação Champalimaud inaugurou o Centro Champalimaud, um polo para a investigação multidisciplinar e translacional no campo da biomedicina, que veio ajudar a colocar Portugal na vanguarda da ciência mundial.