Centro Champalimaud
Um centro médico, científico e tecnológico de última geração
Fundação Champalimaud

De Portugal

Para o Mundo

No dia 5 de outubro de 2010, a Fundação Champalimaud inaugurou o Centro Champalimaud, um polo para a investigação multidisciplinar e translacional no campo da biomedicina, que veio ajudar a colocar Portugal na vanguarda da ciência mundial.

O Arquiteto

Charles Correa

Genus loci

Charles Correa, arquiteto responsável pelo projeto do Centro Champalimaud, acreditava que os edifícios deviam procurar expressar a verdadeira essência e cultura dos locais onde são implantados, tendo sempre em mente a finalidade última do edifício para criação da perfeita simbiose entre função e forma. Mais do que um arquiteto foi um pensador do espaço urbano.

Charles Correa, com forte ligação a Goa e a Portugal foi responsável por importantes e iconográficas obras de arquitetura, como o Mahatma Gandhi Memorial no Sabarmati Ashram em Ahmedabad, o Jawahar Kala Kendra em Jaipur, a torre de apartamentos Kanchanjunga em Mumbai ou a nova cidade "Navi Mumbai" de que foi arquiteto chefe.

Mas o seu trabalho não é apenas reconhecido no seu país de origem. Para além dos inúmeros prémios ganhos internacionalmente - dos quais podemos destacar o "Sir Robert Matthew Prize" do International Union of Architects (IUA), o "Chicago Architecture Award" do American Institute of Architecture e o "Aga Khan Award for Architecture" entregue por Sua Alteza Real o Rei D. Carlos de Espanha - a sua obra encontra grande expressão "lá fora", especialmente no continente americano, possuindo uma larga experiência na criação de edifícios com finalidade científica como é disso exemplo o MIT's Brain and Cognitive Sciences Centre em Boston.

Sobre a construção do Centro Champalimaud, disse: "Quando revivo toda a experiência fico muito surpreendido (e agradecido)…"

Info

Este projeto utiliza os mais elevados níveis de ciência e medicina contemporânea para ajudar as pessoas a lutar contra problemas reais. E para acolher estas atividades pioneiras, nós tentámos criar uma peça de arquitetura. Arquitetura como escultura. Arquitetura como beleza. Beleza como terapia.

Charles Correa, Arquiteto do Centro Champalimaud

Uma Viagem ao Centro Champalimaud

O Olhar Único do Arquiteto

Into the Unknown

O documentário "Into the Unknown", realizado por Sankalp Meshram e dedicado à obra do arquiteto Charles Corrêa, abre as portas do Centro Champalimaud para um olhar único sobre a arquitetura deste edifício que é já um marco na cidade de Lisboa.

Complexo

Centro Champalimaud

Champalimaud Centre for the Unknown

Em 5 de outubro de 2008 foi lançada a primeira pedra do Centro Champalimaud, dando início a uma nova fase da vida da Fundação Champalimaud.

Projetado pelo arquiteto Charles Correa, veio devolver ao público uma importante área na zona ribeirinha de Pedrouços, junto a Belém.

No local onde o rio Tejo encontra o Atlântico e que foi o ponto de partida dos grandes navegadores portugueses, o novo Centro Champalimaud procura celebrar não apenas a memória épica do local mas também um momento marcante na história recente do nosso País.

Aqui tudo conflui para a criação de um ambiente único para o desenvolvimento da mais avançada investigação científica multidisciplinar e translacional no campo da biomedicina. A arquitetura contemporânea do edifício alia a estética à funcionalidade garantindo todas as condições para que investigadores, académicos e profissionais da área da saúde, nacionais e estrangeiros, desenvolvam um trabalho orientado para a excelência e resultados práticos.

O Centro Champalimaud está implantado em 60.000 m2, voltado para o Rio Tejo, e é composto por 3 grandes áreas. Um edifício principal que aloja as instalações de diagnóstico e tratamento do Centro Clínico Champalimaud com o seu jardim exterior, os laboratórios de investigação e os serviços administrativos, todos interligados para promover o convívio e colaboração entre investigadores, clínicos e restantes profissionais. O jardim tropical, coberto por uma pérgola, revela-se como peça central deste edifício.

O Centro Champalimaud é um polo de excelência para a investigação multidisciplinar e translacional no campo da biomedicina.

Laboratórios

Nos pisos superiores do edifício principal e organizados em volta do jardim tropical interior, situam-se os laboratórios de investigação do Centro Champalimaud. A mais recente tecnologia e equipamentos são postos ao serviço de investigadores nacionais e internacionais que, numa lógica de colaboração e partilha de conhecimento, convivem num espaço amplo especialmente concebido para proporcionar as condições ótimas para a investigação que é desenvolvida nas áreas das neurociências e oncologia.

Centro Clínico

Em funcionamento desde final de 2011 e primordialmente dedicado, agora, à prestação de cuidados clínicos especializados de oncologia, o Centro Clínico Champalimaud está localizado no edifício principal do Centro de Investigação Champalimaud e ocupa grande parte dos pisos inferiores.

Tendo em mente o conforto e bem-estar dos doentes e seus acompanhantes foram criadas áreas de receção espaçosas, com vista para o jardim tropical interior, que promovem um ambiente de serenidade.

As modernas salas de diagnóstico, exames e tratamento articulam-se para proporcionar um serviço eficiente, apoiado nos melhores recursos humanos e técnicos. Para uso exclusivo dos utilizadores da clínica foi criado um jardim exterior especialmente pensado para transmitir sensações de tranquilidade, paz e bem-estar aos doentes que optem por aí receber o seu tratamento.

Champalimaud Centre for the Unknown

Espaços

Um Conjunto Arquitetónico com Características Únicas