19 Mar. 2018

Programa Champalimaud Fast-Track Pâncreas

A Fundação Champalimaud desenvolveu um programa de colaboração multidisciplinar, o Champalimaud Fast-Track Pâncreas, centrado na doença pancreática com o objetivo de propor aos doentes com suspeita de doença pancreática ou com doença pancreática conhecida um diagnóstico rápido e uma proposta terapêutica personalizada.

Programa Champalimaud Fast-Track Pâncreas

O diagnóstico e tratamento das doenças pancreáticas e nomeadamente do cancro do pâncreas são um enorme desafio para a comunidade médica. O cancro do pâncreas é uma doença de progressão rápida e silenciosa e regista a taxa de sobrevivência mais baixa de todos os cancros. Prevê-se que em 2020 o cancro do pâncreas seja a segunda causa de morte por cancro a nível mundial. Afim de melhorar este cenário, a investigação tem-se centrado nos últimos anos na compreensão da agressividade biológica do cancro do pâncreas, na identificação de fatores de risco com especial relevo para a doença pancreática quística, no desenvolvimento de novas terapêuticas medicamentosas e minimamente invasivas e na deteção do cancro do pâncreas numa fase inicial que permite a remoção cirúrgica e um aumento da sobrevivência.

O Centro Clinico da Fundação Champalimaud dispõe de uma equipa multidisciplinar de especialistas em imagiologia, gastrenterologia e endoscopia, oncologia clínica, radiocirurgia, patologia e cirurgia, com vasta experiência no diagnóstico e no tratamento dos tumores do pâncreas, dos quistos pancreáticos e da pancreatite aguda e crónica.

O Fast-track Pâncreas conta com o apoio de uma enfermeira especializada que em colaboração com o coordenador médico guia o doente num percurso de poucos dias, inferior a uma semana, adaptado ao problema clínico, facilitando e agilizando a realização de exames de imagiologia, de patologia clínica, de endoscopia diagnóstica e terapêutica, para que os diferentes atores da equipa multidisciplinar decidam em conjunto e com base na evidência científica adquirida qual a melhor opção terapêutica ou de vigilância a tomar.

O programa de pâncreas facilita também o acesso de doentes com cancro do pâncreas a terapias inovadoras e promissoras, com especial relevo para a imunocirurgia e a possibilidade de sequenciação do tumor para uma terapia mais personalizada.

A doença pancreática é quase sempre causa de pânico e de grande ansiedade. Tendo em conta que uma comunicação otimizada e a informação do doente são componentes essenciais para o sucesso da terapia, o programa de pâncreas prevê também seminários e atividades de educação dirigidos aos doentes e respetivas famílias, assim como um acesso privilegiado para médicos que poderão acompanhar a progressão dos seus doentes no Fast-Track Pâncreas e receber, no final, um relatório com os detalhes clínicos e proposta de plano de tratamento ou vigilância.