• Áreas Clínicas
Áreas Clínicas
Unidade de Neuropsiquiatria
Fundação Champalimaud

Unidade de Neuropsiquiatria

Investigação e prática clínica de mãos dadas

A Unidade de Neuropsiquiatria apresenta-se como uma interface entre o Centro Clínico e a Champalimaud Research. É uma estrutura clínica de excelência no diagnóstico e tratamento em saúde mental e comportamental, focando-se em áreas particulares de intervenção que estão em continuidade com a investigação desenvolvida na Fundação Champalimaud.

Unidade de Neuropsiquiatria

Contribuir para melhorar a saúde mental e comportamental

Apoio especializado e personalizado

A Unidade é constituída por médicos, psicólogos e outros profissionais clínicos, bem como investigadores que trabalham também na Champalimaud Research, dedicados a investigar e aprofundar o conhecimento sobre perturbações neuropsiquiátricas, especificamente do humor, da cognição e do espectro da perturbação obsessivo-compulsiva.

O programa de intervenção clínica da Unidade está ainda intimamente ligado às Unidades Multidisciplinares de Patologia Oncológica, traduzindo-se não apenas em intervenções clínicas baseadas em evidência científica e focadas no acompanhamento especializado e personalizado dos doentes oncológicos ao longo das várias fases da doença e tratamento, mas também numa colaboração estreita com todos os profissionais que trabalham no Centro, nomeadamente ao nível do treino das competências de comunicação e relacionamento com doentes com cancro e seus familiares.

Neuropsiquiatria

A filosofia da Unidade de Neuropsiquiatria está sedimentada na convicção de que o contacto próximo entre as atividades clínicas e de investigação promove a excelência na prestação de cuidados clínicos, assim como visões inovadoras para a investigação.

Professor Doutor Albino Oliveira-Maia, Diretor da Unidade de Neuropsiquiatria

Unidade de Neuropsiquiatria

Patologia

Unidade de Neuropsiquiatria - Patologia

Perturbações do humor, cognição e do espectro da perturbação obsessivo-compulsiva

A equipa multidisciplinar que assegura o seguimento clínico destes doentes é constituída por médicos da área de psiquiatria e saúde mental e neuropsicólogos, que trabalham em colaboração estreita com especialistas de medicina nuclear, neurorradiologistas e enfermeiros. Esta equipa assegura um elevado grau de precisão no diagnóstico, assim como uma rigorosa orientação terapêutica, de acordo com normas internacionais.

Por outro lado, a unidade tem vindo a estabelecer colaborações próximas com outros centros internacionais que se dedicam a desenvolver novas abordagens para o tratamento destas perturbações. Desta forma, a doentes que sejam resistentes aos tratamentos convencionais, poderá vir a ser oferecido acesso a abordagens terapêuticas inovadoras, ainda em fase experimental.

Desde 2017, o Centro Champalimaud está dotado de um equipamento de “Estimulação Magnética Transcraniana” (rTMS) para tratar doentes com depressão resistente aos fármacos, estando em curso o desenvolvimento de um programa terapêutico de rTMS estruturado, ao qual as pessoas poderão ter acesso para tratamento de doenças psiquiátricas. A estimulação magnética transcraniana é exemplo de uma técnica não invasiva e indolor, que não exige anestesiar os doentes e apresenta riscos mínimos de efeitos adversos, sendo uma opção para o tratamento de depressões resistentes a fármacos, mas com potencial para vir a ter outras aplicações clínicas.

Unidade de Neuropsiquiatria

Patologia

Psico-oncologia

As consultas de psico-oncologia do Centro Clínico Champalimaud dão apoio transversal às várias patologias oncológicas assistidas nas unidades formais em funcionamento.

Nas consultas especializadas de psico-oncologia, os doentes recebem uma assistência que privilegia o tratamento da pessoa doente e não só da doença. Dependendo do nível de sofrimento psicológico aferido é definido um plano de acompanhamento psicológico que vai, muitas vezes, para além do doente e envolve também as pessoas que mais de perto lidam com este e a quem a doença afeta diretamente. Em todas as fases da doença a equipa da Unidade presta um apoio psicossocial especializado e personalizado que ajuda a lidar com todas as questões emocionais que inevitavelmente surgem a quem vive esta realidade.

Parte integrante de todas as Unidades Multidisciplinares de Patologia Oncológica, os psicólogos especialistas em oncologia, participam nas reuniões multidisciplinares e intervêm ativamente na definição do plano terapêutico a seguir em cada caso concreto.

Unidade de Neuropsiquiatria - Patologia

Unidade de Neuropsiquiatria

Investigação Clínica

Unidade de Neuropsiquiatria - Investigação Clínica

Investigação no contexto da atividade clínica

A atividade científica da Unidade de Neuropsiquiatria é desenvolvida pelos seus médicos e psicólogos, em colaboração estreita com uma equipa de investigadores próprios.

O corpo clínico da Unidade, em conjunto como os seus colaboradores e investigadores, dedica-se à investigação científica e clínica no âmbito das perturbações do espectro da POC (Perturbações Obsessivo-Compulsivas). Estes projetos de investigação, desenvolvidos também no contexto das atividades clínicas da Unidade, destinam-se principalmente a permitir uma melhor caracterização diagnóstica e neurobiológica destas perturbações, assim como ao estudo de novas alternativas terapêuticas, farmacológicas ou de neuroestimulação.

Unidade de Neuropsiquiatria

A Equipa

Conheça a nossa equipa

Assente num espírito colaborativo e de interligação, médicos, psicólogos e investigadores trabalham em conjunto para melhorar os serviços clínicos prestados e avançar no conhecimento das doenças do foro mental e comportamental, circunstanciais ou de natureza mais prolongada.

Albino Oliveira-Maia, Diretor, Méd., MPH, PhD

Psiquiatria

Ana Matos

Assistente Operacional

Bernardo Barahona-Correa

Bernardo Barahona-Correa, Méd., PhD

Psiquiatria

Carla Alexandra Pereira

Gestão de Doentes

Carolina Seybert, MsC, PhD

Psicologia Clínica/Psicoterapia

Daniel Silva, MSc

Psicologia

Durval Costa, Méd., PhD

Medicina Nuclear

Emília Rito

Emília Rito

Enfermeira Responsável

Inês Inocêncio

Inês Inocêncio

Enfermeira

Jaime Gracio

Jaime Gracio, MSC, PhD

Psicologia Clínica/Psicoterapia

Janete Abdul

Assistent Operacional

Jéssica Sacramento

Gestão de Doentes

Joana Ruivo

Joana Ruivo, Méd.

Neurorradiologia

José Oliveira, Méd., PhD

Psiquiatria

Luzia Travado

Luzia Travado, MSC, PhD

Psicologia Clínica/Psico-oncologia

Marcelo Mendonça

Marcelo Mendonça, Méd., PhD

Neurologista

Patrícia Fernandes Pereira

Enfermeira

Rute Fonseca

Rute Fonseca

Gestão de Doentes

Sandro Oliveira

Gestão de Doentes

Sílvia Almeida

Sílvia Almeida, MSC

Psicologia Clínica/Neuropsicologia

Loading
Por favor aguarde...